5 de nov. de 2013

Mentir em excesso pode ser sintoma de distúrbio

A mitomania é um distúrbio psicológico de pessoas que tem o hábito de mentir compulsivamente
Por: Mayara Almeida e Raíssa Fernandes

Mentir compulsivamente é sintoma de distúrbio
psicológico. Foto: Mayara Almeida

Inventar uma história para o seu chefe dizendo que chegou atrasado ao trabalho porque pegou trânsito ou o carro quebrou pela manhã, podem ser mentiras aceitáveis, pois são utilizadas para ajustar situações na qual nos encontramos no momento. Nem sempre dizer a verdade é o caminho mais fácil, pequenas mentiras ou omissões fazem parte do dia a dia e são comuns na vida de qualquer um.

Extrapolar o limite do aceitável e confundir as mentiras com a própria realidade pode ser um distúrbio psicológico denominado mitomania, um transtorno psicológico caracterizado pelas mentiras compulsivas, usadas para autopromoção em tentativa de impressionar amigos, familiares e pessoas mais próximas. O individuo que sofre o distúrbio, passa a desassociar a realidade das mentiras que conta, não lembrando mais o que realmente aconteceu ou não.

De acordo com a psicóloga Priscilla Costa, na maioria dos casos o distúrbio começa quando a pessoa sente a necessidade de ser aceita pela sociedade e começa a usar a mentira como autopromoção. “Normalmente quem possui baixa autoestima acaba acreditando nas próprias mentiras que são usadas para proveito particular ou até mesmo em prejuízo a outros”, afirma Priscilla.

A psicóloga ainda comenta que, o mitômano (pessoa que sofre desse distúrbio), não tem relação direta com a falta de honestidade e não pode ser confundido com má índole. Na maioria dos casos, é indicado acompanhamento psicoterapêutico a fim de tratar sintomas de ansiedade e depressão, além de desenvolver o autocontrole e aumentar a autoestima do paciente.

“O tratamento do distúrbio é a maneira mais eficaz de evitar constrangimentos e uma maior exposição do mitômano”, finaliza a psicóloga. O acompanhamento deve ser realizado junto a um psiquiatra, pois a falta de tratamento pode agravar o distúrbio e fazer com que o mitômano perca o controle sobre suas mentiras, tornando-as cada vez mais intensas e fora da realidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification