12 de nov. de 2013

Bling Ring – A Gangue de Hollywood

Por: Mayara Almeida e Raíssa Fernandes

Bling Ring – A Gangue de Hollywood, livro escrito por Nancy Jo Sales e publicado em maio de 2013 nos Estados Unidos e em julho na América Latina, é um dossiê sobre o caso do grupo de adolescentes que, entre 2008 e 2009, invadiram e saquearam as residências de atores e grandes celebridades americanas como Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e Megan Fox.

O livro conta com informações e relatos baseados na reportagem realizada pela autora, que estudou o caso da gangue de jovens por três anos. Nancy relata as entrevistas que realizou com todos os acusados, incluindo os pais e os advogados dos jovens e, até mesmo, algumas das celebridades que sofreram os assaltos.

Os acusados, com idade entre 18 e 20 anos, cresceram na badalada cidade de Los Angeles. A história do grupo é dividida em capítulos que abordam a gangue intitulada como Bling Ring em três estágios: como os jovens começaram a roubar, porque eles continuaram roubando e, por último, como tudo terminou.

Os relatórios da polícia de Los Angeles, apurados pela autora, apontam que a líder da Bling Ring era Rachel Lee, sempre acompanhada de seu parceiro e melhor amigo desde os 14 anos, Nick Prugo. Lee e Prugo se conheceram durante o colégio e foram unidos devido à paixão pela moda. Prugo relata diversas vezes no livro que amava sua amiga Lee e fazia tudo por ela. Por isso, começaram juntos a invadir a casa da celebridade que ela mais gostava - os dois diziam ir “às compras” na casa de Paris Hilton a fim de renovar seus guarda-roupas.

A ideia da dupla era levar apenas algumas coisas da casa de Paris para que ninguém percebesse. Como o roubo não foi noticiado em lugar algum, Rachel e Nick resolveram retornar a casa mais três vezes, quando na terceira, Paris percebeu o roubo, dando falta de fotos íntimas dela, drogas e jóias de alto valor que estavam dento de um cofre.

Com a facilidade em invadir a casa de Paris Hilton sem serem descobertos, eles decidiram continuar com os roubos e escolhendo novas vítimas. Todas elas nas quais Rachel Lee se considerava fã. Após um ano de roubos bem sucedidos, os dois garotos conheceram outras pessoas que, mais tarde, começariam a invadir as residências junto com a dupla.

A gangue procurava o endereço de suas vítimas nos sites de busca e checavam se elas estariam em casa por meio das revistas e sites de fofoca. Estes que sempre noticiavam os eventos em que as celebridades estariam presentes. A maioria de suas tentativas foram bem sucedidas, já que nas casas não havia segurança alguma e o sistema de alarme estavam quase sempre desligados.

A autora aborda a atual obsessão dos jovens pelas celebridades e o desejo de serem famosos, bonitos e bem vestidos como seus ídolos aparecem sempre na mídia. Obsessão essa que levou um grupo de adolescentes a roubarem diversas pessoas como se não houvesse nada de errado naquilo.

O livro é resultado de relatos, entrevistas e detalhes dos roubos, contando com uma ótima escrita jornalística, moderna e envolvente. Nancy ainda demonstra diversas estatísticas e relaciona músicas e filmes ao contexto em que os jovens se encontravam.

A autora escreveu diversos artigos relacionados ao caso durante sua pesquisa, entre eles o mais famoso “The suspects wore Louboutins” (Os suspeitos usavam Louboutins), publicado em 2010 na Vanity Fair, revista americana sobre cultura pop, moda e política. O artigo chamou atenção de Sofia Coppola, uma renomada cineasta e roteirista americana, que comprou os direitos de filmagem da reportagem de Nancy e a adaptou para o cinema em um filme estrelado por Emma Watson e Katie Chang.

Ficha Técnica
Título: Bling Ring – A Gangue de Hollywood 
Autor: Nancy Jo Sales 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 271 
Ano: 2013 
Gênero: Não-Ficção, Jornalístico
Preço: R$23,90 (em média)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification