31 de mar. de 2012

Site dá oportunidade para novos jornalistas divulgarem seus trabalhos

Oportunidade e experiência através de mídias sociais
Foto: Banco de imagens
Após cadastro, o site “Repórter Foca” recebe artigos de jornalistas novatos e publica aqueles com maior número de acesso e divulgação através de mídias sociais, como Facebook e Twitter. O objetivo do site é trazer experiência e portfólio aos novos profissionais. Os artigos com maior destaque ficam na homepage do site até que outros se tornem mais acessados, devido à divulgação. Mais informações pelo site www.reporterfoca.com.br ou pelo e-mail contato@reporterfoca.com.br.


30 de mar. de 2012

Jejum pode proteger cérebro contra doenças degenerativas

Cérebro estaria protegido contra Alzheimer e Parkinson
Fonte: Banco de imagens
Segundo estudo do Nacional Institute on Ageing (NIA),  em Baltimore (EUA), jejuar pode proteger cérebro contra doenças como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Para sentir os benefícios, seria suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias (o equivalente a alguns legumes e chá), duas vezes por semana, e de forma alternada. 

Fontes: G1, BBC e Terra.


PODCAST - Agência de empregos online



Por: Andressa Volpini, Bárbara Bergamasco, Karen Santiago e Leandro Correia

29 de mar. de 2012

Bibliotecas da cidade se transformam em centros culturais

Espaços dedicados à pesquisa e à leitura tornaram-se palco para espetáculos e oficinas

Por Juliana Cardoso

Companhia Circo de Bonecos em apresentação teatral
Foto: Carolina Coutinho
Com o objetivo de atrair novos leitores, as bibliotecas de São Paulo ampliam o acesso à diversidade cultural. Peças de teatro e oficinas oferecem entretenimento e levam os visitantes para ambientes que vão além das prateleiras. 



A biblioteca Paulo Setúbal, localizada na Vila Formosa, zona leste da capital, é um exemplo deste modelo de adaptação. Neste espaço, visitantes e frequentadores têm acesso a espetáculos teatrais, oficinas de dança, aulas de desenho e contação de histórias.

“Por um trabalho acabei fazendo um curso que eu gosto”
Foto: Aline dos Santos
O estudante Guilherme da Silva Santos, 15 anos, frequentava a biblioteca só para fazer trabalhos de escola. Numa destas visitas conheceu os atrativos que o lugar oferece: “Sem querer, descobri que podia encontrar livros, assistir a peças e participar de oficinas culturais num único lugar”. Desde então, Santos adotou os eventos do local como forma de entretenimento. “Quando não tenho nada para fazer, trago meu irmão mais novo para assistir aos espetáculos infantis”, afirma o estudante.



Para Cláudia Arantes, funcionária da biblioteca, o movimento é uma tendência que aumenta graças à variedade de atividades culturais que o espaço abriga “As pessoas vêm para assistir a uma peça de teatro e descobrem que nós oferecemos diversos cursos, por isso acabam voltando”. 

A cada fim de semana, um grupo diferente se apresenta
Foto: Carolina Coutinho
Existem outras bibliotecas espalhadas pela cidade que cedem espaço para eventos culturais, Hans Christian Andersen é uma delas. Durante todo o ano, o espaço oferece uma programação teatral destinada a todas as idades. 

No site da prefeitura municipal, os interessados podem ter acesso a esta e a outras programações de bibliotecas que adotam estes eventos como parte de seu acervo cultural.

Falhas no Enem são justificadas com tamanho e diversidade do Brasil

Grandiosidade do Brasil é pretexto para falhas no exame
Foto: Banco de imagens
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou de uma audiência na Comissão de Educação e Cultura do Senado. Mercadante saiu em defesa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e afirmou que o MEC não tem culpa de o Brasil ser tão grande e diverso, que isso acaba exigindo um raciocínio lógico. O ministro ainda citou que é necessário o mais absoluto sigilo na organização do exame.

Fontes: R7, G1 e Estadão


Aluguel em São Paulo fica mais caro

Paulistanos enfrentam reajuste no aluguel
Foto: Banco de imagens
Segundo levantamento feito pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), o aluguel aumentou 13,6% em 2011, o que é duas vezes maior do que a inflação, que foi de 6,65% neste mesmo período. O reajuste é justificado pela supervalorização habitacional na capital paulista. Em comparação mensal, o reajuste foi de 1,97% no mês de dezembro de 2011.

Fontes: BOL, Yahoo e UOL.



PODCAST - Mercado de trabalho para mulheres



Por: Audrey Pujol, Drielly Santana, Raiane Saraiva e Raíssa Fernandes

28 de mar. de 2012

Natação para bebês ajuda a prevenir doenças respiratórias

Crianças a partir dos 6 meses podem praticar a atividade acompanhadas pelos pais ou responsáveis

Por Tayane Garcia 

Kaori Victoria Higa, 1 ano e 9 meses, adora as aulas de nataçãoFoto: Tayane Garcia
 A prática de exercícios físicos é fundamental em qualquer idade. Para os bebês, a alternativa é optar pela natação. Esta atividade é uma das que mais promovem benefícios à saúde, entre eles: melhoria na coordenação motora, desenvolvimento físico e neurológico e prevenção de doenças respiratórias. 

Os pais devem acompanhar os filhos durante as aulas
Foto: Tayane Garcia
A mãe de Kaori Victoria Higa, 1 ano e 9 meses, diz que a atividade foi indicação médica devido a um problema respiratório que a criança tem. “Minha filha tem bronquite e o médico indicou a natação para ajudar no desenvolvimento pulmonar de Kaori. É importante e ela adora”, conta Nadia Higa, 28 anos.

Durante os primeiros meses de vida, o corpo passa por processos intensos de desenvolvimento e maturação. Nesse tempo, os pais devem manter atenção redobrada e estimular a capacidade do filho. Quanto mais estímulos houver, melhor. “A natação propicia o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociabilidade, autoconfiança, aumento do vocabulário e memória. Os pais devem acompanhar as crianças geralmente até os 3 anos de idade. O profissional de natação apontará o  momento adequado para isso”, explica a médica pediatra Mariana Franceschini Falavina Grigoletto. 

“A natação é a melhor atividade para bebês”, diz Santos
Foto: Tayane Garcia
As aulas possuem 45 minutos de duração e tem em média de cinco a seis alunos por turma. A idade mínima recomenda é de 6 meses, mas isso pode mudar de acordo com a orientação médica. Segundo Anderson dos Anjos Santos, 23 anos, professor de natação, a idade não atrapalha os exercícios propostos nas aulas. “Nós trabalhamos com o fortalecimento do corpo, desenvolvimento muscular e brincadeiras. A natação é a melhor atividade para bebês”, diz Santos. 

A escola deve oferecer ambientes limpos, água aquecida e condições de higiene, segurança e conforto adequadas, além de profissionais capacitados para dar a aula. 
A natação ajuda a desenvolver a autoconfiança e a sociabilidade
Foto: Tayane Garcia

Agradecimento: 

Academia Dandy 
Avenida Peixoto Werneck, nº 280, Artur Alvim, São Paulo
Telefone: (11) 2741-1188
www.dandy.com.br

Canal exclusivo para fãs da série Chaves no Youtube

153 episódios da série Chaves estão no Youtube
Foto: Banco de imagens
O programa Chaves, lançado originalmente pelo canal Televisa no México em 1971 e exibido no Brasil há mais de 28 anos pelo canal SBT, ganhou um canal exclusivo no Youtube. A partir de agora, fãs terão mais um meio de assistir à tão famosa série que ganhou o mundo. Os 153 episódios disponíveis gratuitamente estão dublados em português e com qualidade de DVD. Os episódios estão sem cortes e em ordem cronológica, para felicidade dos fãs brasileiros.

Fontes: Folha, Estadão e Transamerica.

Acesse: http://www.youtube.com/user/chaves

Para tirar CNH somente com agendamento pela internet

Senhas são emitidas pelo sistema
Foto: Banco de imagens
Tirar a CNH na capital paulista ficou ainda mais fácil. Visando a rapidez no atendimento o Poupatempo lançou o sistema de senhas pela internet. Como quem determina o agendamento é o sistema as pessoas estão limitadas ao horário. Para entrega de documentos e coleta de impressões digitais, a pessoa deverá chegar 15 antes do horário emitido pelo sistema. Em seguida será encaminhado para exames médicos.

Fontes: Gazeta Net, G1 e Portal Cruzeiro do Sul.



PODCAST - Mercado de profissões



Por: Ataide Aquino, Joy Agoston, Juliana Costa e Murillo Magaroti

27 de mar. de 2012

Projeto Portinari expõe “Guerra” e “Paz” ao grande público

Em homenagem ao cinquentenário da morte do artista, exposição mostra duas de suas obras mais importantes

Por Cleane Nunes e Rafael Galindo

Pela primeira vez os painéis “Guerra” e “Paz” de Cândido Portinari (1903-1962), são exibidos ao público brasileiro. Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, Portinari pintou seus dois últimos e maiores quadros na década de 50, a pedido do governo brasileiro, obras estas que foram presenteadas à sede da ONU, em Nova York, e nunca foram expostas em outro local desde então.

Com a reforma no edifício sede da ONU, foi proporcionada ao Brasil essa oportunidade inédita e possivelmente única de receber essas obras neste ano.

Catarina: “Estas obras foram um grande presente do Portinari para ONU”
Foto: Cleane Nunes
Catarina Penna, 64 anos, revisora, acha importantíssimo para o Brasil uma exposição como essa, de quadros de grandes portes, já que nunca tínhamos visto algo assim tão grandioso. “Este é um presente do Portinari, a exposição é linda, sensacional”.

A assistente de programação, e uma das responsáveis pelo Museu Casa de Portinari, Amélia Scozza, 55 anos, explica que é uma honra e um orgulho para ela poder ver essa exposição, já que nasceu na mesma cidade do artista, Brodowski, no interior de SP, onde também fica localizado o Museu dele, contando toda sua história de vida. “Era meu sonho conhecer a exposição ‘Guerra’ e ‘Paz’, mas, como ela ficava em Nova York, nunca tive a oportunidade de ir ate lá, então eu não poderia perder essa chance”. 

Tatiane Costa, 20 anos, orientadora de público na exposição, revela que chegam a passar pelo local aproximadamente 7 mil pessoas nos finais de semana. Na terça–feira de carnaval foram 6 mil visitantes, “uma verdadeira loucura”. Ela acredita que a grande procura deve-se ao fato de ser uma exposição diferente, que mostra desde o processo de criação até a finalização das obras, algo raro de se ver e acontecer.
Tatiane: “União dos painéis com os estudos, oportunidade única”
Foto: Cleane Nunes
A exposição fica em SP, no Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, até 21 de abril de 2012. 
De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

Informações:

www.museucasadeportinari.org.br
www.guerraepaz.org.br

Calendário de vacinação infantil sofrerá mudanças em 2012

Brasileirinhos receberão duas novas vacinas
Fontes: Banco de imagens
O Governo Federal anunciou mudanças no calendário infantil de vacinação. Duas novas vacinas serão incluídas: a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B) e a vacina injetável contra a poliomielite. Elas serão utilizadas a partir de agosto, segundo o Ministério da Saúde. Todavia, a nova dose injetável contra a pólio será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Fontes: G1 e Interligado.

Direito de greve do servidor público começa a ser discutido no Senado

Senado inicia as discussões esta semana
Banco de imagens
O Senado inicia esta semana as discussões a respeito da regulamentação de um projeto que garante o direito à greve de servidores públicos datado de 1988. A idéia é colocar em prática o projeto que tem quase 24 anos, já que a questão, até o momento, é resolvida com base em jurisprudência criada pelo Supremo Tribunal Federal em outubro de 2007. No Setor privado, a regulamentação saiu um ano após a promulgação da Constituição.

Fontes: Terra, R7 e Gazeta Digital.


Desinteresse de jovens em votar é de 75% em SP, revela pesquisa

Adolescentes discutem se é realmente necessário ir às urnas quando o voto não é obrigatório

Por Fernando Souza e Raquel Torres

De acordo com o último censo do IBGE de 2010, em São Paulo há 332.768 jovens de 16 e 17 anos de ambos os sexos. Deste total, apenas 24,11% tiraram o título de eleitor até julho do mesmo ano. Nestas idades, o voto é facultativo.

“Além de não gostar de política, eu quero estudar mais e ver o que é melhor para o Brasil. Os políticos prometem um monte de coisa boa e depois só fazem coisa ruim”, declara o estudante Vinícius Alves, 16 anos.

Para o professor e sociólogo, Wagner Impellizeri, este desinteresse se expressa somente na hora de votar, pois a maioria discute e participa em seus espaços. “Os veículos de comunicação disseminam uma ideia de que político não presta. E essa imagem também é passada para o jovem. Na hora de apertar o botão, ele rejeita porque se lembra desta ideia que é passada pela mídia”, explica Impellizieri.

A estudante Daiane Sena, 16 anos, acredita que a política é importante e sabe que o voto é facultativo, porém, decidiu não votar nestas eleições. “Muitos jovens só vão votar quando completam 18 anos. Eu também prefiro esperar completar a maioridade”, diz o estudante Lucas Melchior, 16 anos.

Mesmo não sendo obrigado, o estudante Douglas Silva, 17 anos, vai votar nestas eleições municipais. “Do jeito que está a política, e os políticos também não estão nem aí para nós, é por isso que ninguém quer votar”, diz.   
Manuela Canário, 20 anos, vota desde os 16. Mas, para ela, a imagem dos políticos está muito desgastada. “Muitos políticos prometem, mas não cumprem”, reclama Manuela.

“Eu vi esses dias na televisão um político que estava lutando para baixar o seu salário e de seus colegas, e acabar com as regalias. Não acho que são todos políticos que não prestam”, afirma o estudante Dennis Herrera, 17 anos.

Os números referentes aos novos eleitores, de 2010 até este ano, ainda não estão disponíveis no TER-SP. 
                                 
Eleitorado jovem: Denis, Manuela, Lucas, Daiane e Douglas (Da esc. para a dir.)
Foto: Fernando Souza

PODCAST - Índice de desemprego



Por: Glaucia Felipe da Silva, Ginnina Nefalle Chieffi, Guilherme Araujo Cerveira, Leonardo da Costa Pereira Rodrigue e Mariana Passos

26 de mar. de 2012

Maior evento de MMA do mundo pode acontecer em São Paulo no dia 9 de junho

Expectativa dos organizadores é que essa seja a maior edição do UFC no mundo

Por Carol Fortunato e Eduardo Silva


O MMA é considerado o segundo esporte favorito dos brasileiros
Foto: Arquivo Pessoal
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, em parceria com o São Paulo Futebol Clube e o Ultimate Fighting Championship (UFC), estão trabalhando para que o próximo evento de MMA (Mixed Martial Arts) seja apresentado no estádio do Morumbi. 

A Secretaria de Esporte espera que essa seja a maior edição do UFC até agora, superando a de Toronto, que recebeu 5 mil espectadores. Segundo a Secretaria, "a intenção em trazer um evento tão grande como o UFC para São Paulo é valorizar o esporte e a cidade. A expectativa é que o evento beneficie os setores hoteleiro e econômico, gerando visibilidade e valorizando o centro esportivo paulistano. A expectativa é que o evento seja transmitido para 150 países e atinja 1 bilhão de pessoas”.

Com a difusão do UFC, clubes patrocinam atletas de MMA
Foto: Arquivo Pessoal
Diogo Souza, preparador físico de MMA e colunista do site MMA-Brasil, concorda com os benefícios do evento à cidade. “O UFC proporciona a visualização de pontos turísticos. Bons exemplos disso foram os dois treinos abertos na edição do Rio de Janeiro, realizados nas praias de Copacabana e do Pepê, na Barra da Tijuca. Hoje o MMA é um esporte que alavanca as demais modalidades esportivas de luta e as utiliza como um grande meio de interação social. Um bom praticante de luta é um cidadão a menos na rua causando vandalismo.”

O atleta Anderson Silva ajudou a popularizar o MMA no Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Geraldo Lacerda é fã de MMA há seis anos e também expõe suas opiniões sobre o evento. "Muitos eventos nacionais similares ao UFC acontecem em São Paulo e em todo Brasil, mas agora creio que é a vez dos fãs paulistanos de MMA poderem assistir ao seu esporte favorito pessoalmente.” 

Essa edição do UFC contará com nomes como Vitor Belfort, Wanderlei Silva, Rodrigo Minotauro, além da aguardada revanche entre Anderson Silva e seu antigo rival Chael Sonnen, na disputa pelo cinturão peso médio. O evento também apresentará a final do reality show The Ultimate Fighter Brasil, que reunirá lutadores amadores em um programa de TV. 

Comer frutas cítricas pode diminuir risco de derrames em mulheres

Frutas cítricas reduzem em até 19% o risco de derrames
Foto: Banco de imagens
Estudo divulgado na Revista da Associação Americana do Coração afirma que compostos presentes em frutas cítricas podem reduzir o risco de derrames em mulheres. Os pesquisadores usaram dados colhidos de 69.622 mulheres no Reino Unido. A equipe concluiu que, quando as mulheres consumiam grandes quantidades de frutas cítricas, reduziam em até 19% o risco de derrames provocados por coágulos de sangue, que entopem os vasos sanguíneos do cérebro.

Fontes: Globo, Rede Vida e Jornal da Manhã.


Valores de pacotes para viagens aumentam 5% no feriado de Páscoa

Dinheiro gerado pelo turismo deve aumentar nos próximos anos devido a eventos programados no Brasil

Por Bruna Rodrigues e Fernando Aumada

Com eventos no Brasil o dinheiro gerado pelo turismo deve aumentar
Foto: Arquivo Pessoal
Quem planeja uma viagem para o feriado da Páscoa, em abril, se deparará com um aumento de aproximadamente 5% em relação ao ano passado. Com eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão sediados no Brasil nos próximos anos, a especulação em torno do dinheiro gerado pelo turismo tende a aumentar.

Segundo Sena “É necessário planejar com antecedência"
Foto: Maris Landim
Mas há ainda quem encontre vantagens na situação atual. O carioca Felipe Sil, 25 anos, não vê necessidade de viajar na classe executiva, e acha que parcelar pacotes na classe econômica é vantajoso. Segundo Eduardo Sena, 30 anos, formado em Ciências Econômicas e Administração Financeira, parcelar a viagem pode ser vantajoso desde que planejado com antecedência. “Se for um parcelamento que antecede a viagem, a vantagem é guardar o maior número de dinheiro para despesas variáveis, ou seja, aquelas que não estavam no orçamento.” 

Já Cláudio Gonzalez, 47 anos, se dá melhor fugindo das altas temporadas, dificilmente viaja em épocas de feriado, sempre se organiza visando local, preço e clima ideal. “Quando viajamos fora de temporada e feriados, temos melhor preço e atendimento”.
“Quando tem um feriado os preços sobrem de 20 a 30%”, diz Gonzalez
Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com Ricardo Fernandes, 28 anos, formado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão de Risco de Crédito há alguns motivos que justificam o aumento de preços na alta temporada. “Existem muitas variáveis que podem influenciar no aumento de preço dos pacotes de viagens. Podemos destacar a influência das chamadas altas temporadas, onde o aumento da demanda eleva os preços dos pacotes e, mesmo com essa elevação de preço, há super lotação de hotéis, pousadas e  voos”.

Lei Geral da Copa libera cerveja nos estádios

Cerveja só é liberada em copo de plástico
Foto: Banco de imagens
Após muitas controvérsias, o texto-base da Lei Geral da Copa foi aprovado pela comissão especial da Câmara dos Deputados. Entre os tópicos que geraram mais discussão, está a liberação de bebida alcoólica nos estádios e estabelecer feriado nacional nos jogos do Brasil. A venda de bebidas alcoólicas é uma exceção, valendo apenas para a cerveja, que deve ser distribuída em copos de plástico. Com 15 votos a favor, o projeto ainda passará pelo plenário da Câmara e pelo Senado antes de aprovado.

Fontes: Folha, BBC e Globo.

Instituição promove curso à distância de diagramação digital

Com a proposta de capacitar o estudante na produção de peças gráficas editoriais a partir dos principais fundamentos e técnicas do segmento de diagramação digital, a instituição de ensino a distância Cursos Educar disponibiliza o curso online de diagramação de jornais e revistas. O programa, que tem duração de um mês é ministrado pelo editor gráfico Nicholas Medeiros, possui o valor que varia de R$ 200,00 a R$ 210,00, dependendo a forma de pagamento. Mais informações pelo site www.cursoseducar.com.br 

Curso aborda características e funcionalidades do software Adobe InDesign
Foto: Banco de imagens

Brasil e Alemanha têm acordo cultural assinado

Aprovado desde 2008, acordo vigora em março de 2012
Foto: Banco de imagens
Foi divulgado pelo Diário Oficial das Uniões, o acordo cultural entre Brasil e Alemanha. O acordo tinha sido aprovado em 2008 e agora entrará em vigor. A parceria envolve universidades e instituições culturais, trazendo organizações de intercâmbio acadêmico, ensino superior, escolas de ensino geral e profissionalizante, bibliotecas e salas de leitura. O acordo foi assinado por Dilma Rouseff, convidada a participar da feira de Tecnologia e Inovação Digital de Hannover.

Fontes: G1, Correio Braziliense e Terra.


PODCAST - Profissional barista


Por: Ana Carla Mendonça, Gabriel Bonafé Bastos, Ingrid Tavolaro, Lívia Donadeli e Yulika Ganizev

25 de mar. de 2012

Rua utilizada indevidamente causa transtornos aos moradores da Mooca

Empregados do hospital instruem seus pacientes a estacionarem em via pública, supostamente segura

Por Carolina Coutinho
Via pública quase não é percebida pelos moradores do bairro
Foto: André Miranda
O Hospital e Maternidade São Cristóvão, localizado no bairro da Mooca, utiliza uma via pública - de forma indevida - como estacionamento para seus funcionários e pacientes. A Rua Guadiana, que deveria abrigar moradias, diariamente é ocupada por carros que bloqueiam o tráfego no local.

“É impossível atravessar por ali”, afirma Grandino
Foto: André Miranda
“O que prejudica mesmo é o fluxo por ali. O São Cristovão é um hospital renomado e não é barato o convênio de lá. Eles podiam dar um estacionamento melhor para os seus funcionários e pacientes”, afirma o estudante Gabriel Grandino, 21 anos, morador da região.

A Rua Guadiana foi aberta em 2008, quando a instituição atendeu a um pedido da Subprefeitura da Mooca. Desde então, o local foi fechado diversas vezes pela mesma. Porém, não deixava de abrigar os carros dos frequentadores do hospital.

Ricardo, comerciante do local, se sente lesado pelo bloqueio
Foto: André Miranda
Para o comerciante Ricardo Ferreira Lima, 41 anos, a prefeitura deixou este caso de lado e acabou favorecendo o hospital, tornando o estacionamento particular aos seus pacientes e funcionários.

Grandino também afirma que este bloqueio imposto pelo hospital dificulta o acesso às ruas Paes de Barros e do Oratório, duas das principais vias do bairro. “Se você quer atravessar de uma rua para outra, tem que dar toda uma volta, porque fica praticamente impossível atravessar por ali”, ressalta o estudante. 

Além disso, na rua encontram-se dois flanelinhas que cobram taxa de quem não é funcionário ou paciente e procura por uma vaga para seu veículo. 

Procurados, nem o hospital e nem a subprefeitura quiseram se pronunciar quanto à problemática que, há anos, atrapalha o tráfego na região.

Pesquisa aponta as melhores cidades para se fazer faculdade

América Latina ficou fora das dez primeiras

Por Eliene Santana e Rafael Biazão
USP é eleita 20ª melhor universidade do mundo em ranking
Foto: Eliene Santana
São Paulo foi eleita a 45ª melhor cidade do mundo para se cursar ensino superior, segundo pesquisa realizada pelo instituto QS (Quaqcuarelli Symonds), e publicada no portal topuniversities.com, no dia 15 de fevereiro. 


Pela primeira vez, o instituto QS divulgou o ranking das melhores cidades para se estudar utilizando critérios como qualidade e custo de vida, empregabilidade, proporção de estudantes em relação à população, porcentagem de estudantes estrangeiros, além de avaliar apenas as cidades que tenham mais de 250 mil habitantes e ao menos duas universidades na região.
Danilsa acredita em uma boa formação em São Paulo
Foto: Arquivo Pessoal
A angolana Danilsa Iracelma cursa jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul, campus São Miguel, e diz que o ranking seria mais justo se tivesse como critérios também: garantia de segurança, desempenho dos estudantes, índice de criminalidade, entre outros. Já a socióloga Érika Vieira também acredita que os critérios utilizados na pesquisa não foram suficientes. “Deveria ter sido levada em consideração a produção científica e as melhorias proporcionadas pelas universidades às comunidades locais”, explica.


Paris foi eleita a melhor cidade do mundo para se fazer faculdade. Atrás da capital francesa, mas ainda entre as dez melhores do mundo, ficaram Londres (Inglaterra), Boston (EUA), Melbourne (Austrália), Viena (Áustria), Sidney (Austrália), Zurique (Suíça), Berlim (Alemanha), Dublin (Irlanda) e Montreal (Canadá). À frente de São Paulo ficaram cidades como Buenos Aires, em 24º lugar, Cidade do México, em 31º e Santiago, em 41º. 

Érika atua na defesa de direitos em ONG da Zona Leste
Foto: Rafael Biazão
São Paulo traz estudantes estrangeiros que acreditam em uma boa formação, como Danilsa que declara: “Conheço pessoas de Angola que estudaram aqui no Brasil e que hoje são bem reconhecidas na área, e foi também um incentivo, elas fazem jornalismo investigativo em Angola igual a ninguém”.

24 de mar. de 2012

Prêmio dará oportunidade para jovens estudarem fora do Brasil

O Prêmio Jovens Inspiradores realizará inscrições até o dia 15 de abril para universitários e formados (2009 e 2011) que querem fazer a diferença. Serão selecionadas 50 pessoas que participarão de oficinas em São Paulo, entre elas, dez serão finalistas e os três melhores ganharão prêmios e um curso em Harvard ou outro curso em universidade parceira da Fundação Estudar. Consulte o regulamento e saiba mais em: www.premiojovensinspiradores.com.br.



Foto: Seja um jovem inspirador, destaque-se – Banco de Imagens

23 de mar. de 2012

Salário mínimo sofre ajuste de até 15% em São Paulo

Salário mínimo sofre reajuste em todo o Estado
Foto: Banco de imagens
No início de março, foi ratificado pelo governador Geraldo Alckmin reajuste salarial de 15% para os trabalhadores de todo o Estado. A lei altera três classes salariais: de R$ 600,00 para R$ 690,00, de R$ 610,00 para R$ 700,00 e de R$ 620,00 para R$ 710,00. Esse reajuste pode beneficiar até 7,8 milhões de trabalhadores, porém, os trabalhadores que não possuem piso salarial definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho não serão beneficiados com esse novo ajuste.

Fontes: UOL, Bol e MSN.


Exposição SPMA em São Paulo depois de passar por Paris

Exposição mostra o fascínio de quem vai às metrópoles
Fotos: Banco de imagens
Chega a capital paulista a exposição coletiva “São Paulo Mon Amour – SPMA”, após fazer sucesso em Paris. Em cartaz desde o dia 13 de março, ficará até 1º de abril no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), gratuitamente. Essa exposição vem com a proposta de apresentar o vazio, a multidão e o fascínio de quem vai às grandes metrópoles com o espírito aventureiro. Esses assuntos permeiam o trabalho de alguns artistas que terão obras expostas, assim como grafites, cartazes e fotografias.

Fontes: Folha, Catraca Livre e UOL.



PODCAST - Transporte escolar gratuito para crianças com necessidades especiais


Por: Beatriz Prieto, Cristian Drovas, Fernanda Chiarato e Verônica Honorato

22 de mar. de 2012

Lionel Messi se torna o maior artilheiro da história do Barcelona

Messi garante outro recorde: maior artilheiro do Barcelona
Foto: Banco de imagens

O atacante argentino Lionel Messi virou o maior artilheiro da história do Barcelona na terça-feira (20). Eleito melhor jogador do mundo três vezes consecutivas pela FIFA, o argentino definiu a façanha ao marcar dois gols na vitória catalã sobre o Granada, por 5x3, válida pelo Campeonato Espanhol. Ao final do jogo, Messi somava 234 gols marcados em 314 partidas no time catalão. Essa marca superou a do espanhol César Rodríguez, que marcou 232 gols em 354 jogos oficiais durante a década de 50.

Fontes: Reuters, NE10 e Veja.


PODCAST - Profissional de farmácia


Por: Allyne Pires, Ana Carolina Garrett, Caroline Sanches, Gabriela Ferraz e Mayara Almeida

Michel temer cobrou a China a controlar o fluxo dos produtos no Brasil

Fluxo dos produtos chineses sob controle
Foto: Banco de imagens
O vice-presidente Michel Temer está preocupado com os efeitos de exportações chinesas de baixo custo, sobretudo nos setores têxtil e calçadista, no Brasil. Um diplomata brasileiro afirmou que o Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação) se comprometeu a trabalhar para entender as duas reivindicações do Brasil. Outros temas tratados no encontro foram a facilitação de instalação de empresas brasileira na China. 

Fontes: BBC, Folha e Estadão.


Polícia Militar registra problemas no atendimento

Espera nas ligações para o 190 é superior a três minutos
Foto: Banco de imagens
Com a espera superior a três minutos, o telefone da Polícia Militar, o 190, recebeu muitas reclamações de pessoas que tentaram se comunicar, mas não conseguiram. De acordo com a PM, a média de espera na linha é de 30 segundos a um minuto. A mudança foi necessária após alta na demanda. A média diária de ligações foi de 35 mil para 40 mil em um mês. A situação deve ser normalizada em 15 dias.

Fontes: Folha, Band News e UOL.


21 de mar. de 2012

O começo de um jogador de Futebol, meninos que desejam virar craques

Sucesso no esporte é para poucos, falta de apoio dificulta os sonhos dos futuros atletas


Por Nataly Sales e Raquel Torres

Rodrigues é jogador do AvaíFoto: Arquivo Pessoal
Qual o garoto que nunca sonhou em se tornar um jogador de futebol? O que é sonho de muitos vira realidade para poucos. Hoje não é só preciso ser bom de bola para conseguir essa carreira tão desejada. 

Bruno Rodrigues do Espirito Santo, 16 anos, é jogador do Avaí da categoria sub 17. Como todo menino que quer jogar futebol, ele começou na várzea com 11 anos, e depois entrou para o São Paulo e para o Palmeiras. Porém, Rodrigues alerta que tudo isso só foi possível com a ajuda de seu empresário Rodolfo Appendido e de um olheiro, dois profissionais muito importantes para quem quer entrar no mundo do futebol.

 Sales que já foi jogador agora faz a captação de jogadores
Foto: Arquivo Pessoal
Paulo Vitor, 17 anos, é um dos jovens que ainda sonha em se tornar um jogador. Ele já foi cogitado para jogar no clube Limeira, mas, por não ter um empresário, não consegui a vaga. “Eu estava meio que indo por indicação e por conta própria”, relata.

Trustfootball captadora de jogadores
Foto: Banco de imagens
Thiago Sales, 28 anos, também foi jogador de futebol, passou por vários clubes e hoje atua na área de captação de jogadores (olheiro) na empresa Trustfootball. Sales ele ajudou Rodrigues e vários outros atletas a iniciarem a carreira. 

Sales conta como reconhece um jogador em potencial. “Eu identifico um bom jogador pelos jogos que acompanho, pelo seu desempenho em campo, quantidade de partidas, gols, passes etc. Tudo é analisado”. Sales acredita que esse processo de “seleção”, além do acompanhamento de um empresário, é essencial para a carreira de um atleta.

Investimento para Bolsa Atleta será de R$ 60 milhões

Jogos Olímpicos de Londres contarão com participação de bolsistas
Foto: Banco de imagens

A Presidente Dilma Rousseff afirmou no último dia 19, em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que o governo federal investirá R$ 60 milhões em esportistas, através do programa Bolsa Atleta. O valor da bolsa varia de R$ 370,00 a R$ 3,1 mil e será estipulado de acordo com o desempenho do indivíduo. O benefício será válido para as categorias estudantil, de base, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica.

Fontes: G1, Pop News e Folha.


Curso de Jornalismo Aplicado oferecido pelo Estadão

O jornal Estadão realizará um curso intensivo de Jornalismo Aplicado. Os alunos vivenciarão a produção completa de um jornal, desde a coleta de informações até sua edição, incluindo sua distribuição. As inscrições ficarão abertas a partir do dia 12 de maio até 8 de julho. Para mais informações: www.estadao.com.br/talentos/talentos2012/curso.htm.


Foto: Curso oferece ensino de produção completa de um jornal – Banco de Imagens


20 de mar. de 2012

Ministro da Educação pretende acelerar construção de creches no País

Tecnologia mais rápida deve acelerar o prazo de construção
Foto: Banco de imagens
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pretende apressar as construções de creches do programa Pró-Infância. Mercadante deve ofertar para os municípios, tecnologias mais rápidas, exigindo, desse modo, que as instituições fiquem prontas num prazo de seis meses. O atual prazo previsto é de dois anos. O ministro acredita que o aumento de vagas em creches será o principal meio para tentar reduzir o número de crianças fora das escolas.

Fontes: Estadão, G1 e R7


Em 2011, PIB cresceu 2,7% em relação ao ano anterior

PIB de 2011 cresce 2,7% em relação ao ano anterior
Foto: Banco de imagens
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o crescimento de 2,7% do PIB brasileiro em 2011. Frente ao ano de 2010, as atividades econômicas em geral apresentaram crescimento. A agropecuária cresceu 8,4% e os serviços, 1,4%, com exceção da indústria, que apresentou queda de 0,4%. Apesar do índice positivo, o PIB, que é a soma das riquezas produzidas durante o ano, teve crescimento discreto. Essa desaceleração é representação do crescimento do ano anterior, já que, passada a crise financeira mundial de 2008 e 2009, o governo incentivou estímulos à economia. 

Fontes: Folha, Reuters e Veja.


19 de mar. de 2012

Artistas espanhóis participam do projeto “Luz nas vielas” em SP

Vila Brasilândia fica mais colorida após o “Luz nas vielas”
Fotos: Banco de imagens
A Embaixada da Espanha no Brasil convidou o coletivo de artes urbanas BoaMistura para realizar a intervenção urbana “Luz nas vielas”. O coletivo ficou do dia 4 a 16 de janeiro na favela de Vila Brasilândia em São Paulo. Os artistas, com a ajuda dos moradores, pintaram paredes, portas e janelas. O projeto deixou palavras, pintadas de branco por cima das cores, de motivação como amor, beleza, doçura e orgulho. 

Fontes: Folha, G1 e BBC.


Mooca oferece serviço para emitir carteira de trabalho

Atendimento é realizado em até 5 minutos
Foto:  Banco de imagens
Desde o final de dezembro, a subprefeitura passou a emitir carteira de trabalho em sua praça de atendimento. Cerca de 40 pessoas mensalmente estão procurando pelos serviços. O documento pode ser emitido para jovens acima de 14 anos, basta levar uma foto 3x4 e o RG. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na Rua Taquari 549. Atendimento é realizado em ate 5 minutos. 

Fontes: Prefeitura.SP, Guia Mooca e Gazetanet.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification