31 de out. de 2011

Reforma eleitoral prevê mudanças

O voto impresso está sendo discutido entre os líderes da Câmara

Por Carolina Campos, José Roberto Pessoto e Roberta Chamorro

A urna eletrônica eleitoral poderá vir a partir de 2014, em todo o território nacional com modificações. O voto eleitoral poderá ser impresso, com a possibilidade de recontagem e garantia do aumento de segurança durante o processo.
Urna eletrônica
Foto: Divulgação
Todas as urnas eletrônicas utilizam o mesmo programa de votação. O que difere uma da outra é os dados inseridos nas mesmas, tais como municípios, zona, seção eleitoral, partidos, candidatos, fotos e eleitores.

Atualmente, se ocorrerem fraudes no software da urna, não há como contar os votos novamente.

A Urna eletrônica é uma invenção brasileira. Sua utilização no Brasil foi implantada em 1996 em municípios com mais de 200 mil eleitores, e em 1998 nos municípios com mais de 40.500.

A partir de 2000, as urnas eletrônicas tornaram-se o único meio para que os eleitores brasileiros elegessem seus candidatos, período em que as eleições foram informatizadas em todo país.

Está tramitando na Câmara um projeto, no qual parlamentares requerem a materialização do voto durante o pleito. De acordo com a proposta, o eleitor verá um resumo dos candidatos escolhidos na tela e no papel. Caso tenha digitado errado, terá a oportunidade de voltar atrás e votar no político preferido. Se tudo estiver certo, o voto impresso vai direto para uma urna manual.

A novidade desagrada o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirma considerar um retrocesso no processo eleitoral. ”As urnas eletrônicas ajudaram a preservar árvores e milhões de litros de água, quando eliminamos o papel utilizado para impressão das cédulas”.

Segundo Carlos Alberto de Pádua, vice-presidente da Diebold, empresa vencedora da licitação pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o fornecimento das urnas. “Este é um tema polêmico, e como nós somos os atuais fornecedores da urna, preferimos não responder. O valor unitário de cada urna eletrônica gira em torno de R$1.250,00, já incluída no preço a garantia ‘on site’, com atendimento no local de armazenagem, de 30 meses”, enfatiza.

Fernanda Polioswsky, 45 anos, argumenta dizendo que o voto impresso agride a inviolabilidade do voto e permite que o eleitor possa votar mais de uma vez. Ela acredita em obstáculos ao bom funcionamento.

Renata Monteiro, 31 anos, se diz a favor do voto impresso, afirmando ser a melhor opção, além de proporcionar a conferência dos votos, será um avanço para a democracia brasileira.

O leitor não ficará com o voto impresso. Após a conferência, o comprovante cairá automaticamente numa urna lacrada, assim, nenhuma pessoa levará o voto para casa.

Acredita-se que será impressa a assinatura digital, mas os técnicos do TSE contradizem a informação, e afirmam que o que será impresso é uma marca da sessão eleitoral em código de barras.

A urna eletrônica que processou as eleições de 2010, segundo Pádua, conta agora também com display colorido e exibe a foto do eleitor, que já foi recadastrado para ser reconhecido por biometria, nas cidades em que esse tipo de autenticação será exigido.

“A segurança do hardware da máquina ganhou outros mecanismos para proteção dos dados, tornando a urna inviolável”, orienta Pádua. O equipamento autentica todos os módulos e trava o funcionamento caso detecte algum sistema diferente dos validados pelo TSE.

A Diebold forneceu urnas eletrônicas ao TSE nos anos de 2004, 2006, 2008, 2010 e 2011. “Serão usadas urnas eletrônicas fornecidas em vários lotes, incluindo as 117 mil urnas que a Diebold está fabricando este ano, todos estes lotes de urnas ainda serão utilizados nas próximas eleições”, informa Pádua.

O TSE utiliza cerca de 450 mil urnas eletrônicas, que abrangem todas as seções eleitorais e mais urnas de reserva distribuídas pelas Zonas Eleitorais para substituir as que eventualmente apresentarem problemas.

Níveis de segurança são implementados, tanto no hardware como no software. A urna é projetada para que somente possa “rodar” o software original do TSE, que tem as assinaturas eletrônicas do Tribunal, dos partidos políticos que participam do processo e de várias entidades convidadas, como a OAB.

Se for detectado que o software não é original, o sistema congela automaticamente. Da mesma forma, os módulos utilizados na urna são inteligentes e possuem dispositivos de segurança.

Se for substituído qualquer destes módulos da urna por um módulo não original, o sistema consegue detectar esta substituição e também congela.

Na fabricação das urnas são usadas tecnologias de criptografia e de segurança em geral que correspondem ao “estado da arte” mundial em termos de segurança. Para tanto, aconteceram discussões sobre estas tecnologias utilizadas com os maiores especialistas no assunto no Brasil e no mundo.

As eleições informatizadas são realizadas em diversos países, como Estados Unidos, Venezuela, Índia, Filipinas. “Nós já fizemos testes-pilotos de urnas eletrônicas em um modelo de eleições semelhante ao brasileiro em vários países, a convite dos mesmos. O Brasil foi o primeiro país a ter uma eleição nacional totalmente informatizada. A velocidade da apuração dos resultados, a eficiência do sistema e o baixíssimo número de ocorrências e problemas durante as eleições qualificam certamente o sistema brasileiro a figurar entre os melhores, senão o melhor sistema de automação eleitoral de todo o mundo”, diz Pádua.

A urna eletrônica brasileira foi inteiramente desenvolvida no Brasil. Entretanto, como qualquer sistema ou equipamento de tecnologia atual, a urna utiliza componentes fabricados em vários países do mundo.


Ana Paula, servidora do cartório eleitoral referente à 253º zona eleitoral, Tatuapé, São Paulo, solicitou sigilo com relação ao seu sobrenome.” Até o momento nenhuma informação foi transmitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aos cartórios eleitorais através de ofícios circulares sobre o voto que poderá ser também impresso. Se realmente for aprovado esse novo sistema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, emitirá portarias no Diário Oficial”.

Reciclagem de material hospitalar pode causar contaminação

A reutilização pode contaminar
Foto: Banco imagens
Após a Receita Federal descobrir que lixo hospitalar americano estava sendo reutilizado em hospitais brasileiros, o jornal Folha de S.Paulo encontrou, em lojas, lençóis, jalecos, entre outros materiais usados de hospitais nacionais. Muitos deles, vendidos como se fossem novos. É proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a reutilização destes produtos, pois podem causar contaminação. Estes devem ser descontaminados antes de serem descartados e podem ser jogados em lixo comum.


Fonte: Folha, Jb e 45graus


Grupo de músicos ajuda alunos a estudarem para o ENEM

Banda ensina a utilizar corretamente as regras ortográficas
Foto: Banco de imagens

A banda de rock Sujeito Simples vem demonstrando o poder da música de uma maneira diferente. O chamado “rock educativo” aparece como uma nova proposta de ajudar os alunos a estudar para as provas do ENEM e já está sendo utilizado por algumas escolas. A banda compõe letras que falam sobre as regras da língua portuguesa, como na música “Advérbio”. Essa iniciativa ajuda os alunos a entenderem e aplicarem a gramática corretamente em suas redações, trazendo exemplos práticos de cada caso.

Fontes: G1, NoticiasBR e IG

São Paulo recebe a 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema

35ª Mostra Internacional de Cinema chega a São Paulo
Crédito: Divulgação

Entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, ocorre a 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que traz em sua programação cerca de 300 filmes de diversos países. Para abrigar as exibições, serão utilizados mais de 20 espaços espalhados pela cidade, como o Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000) e o Cine Olido (avenida São João, 473), onde os preços populares são priorizados.

Fonte: R7, IG Notícias e Portal Terra


30 de out. de 2011

"Ocupe Wall Street" - Concurso de Foto Jornalismo

Título - "Ocupe Wall Street"

Manifestantes fazem acampamento no vale do Anhangabaú, o movimento é inspirado no americano e protesta contra concessões "fraudulentas" de rádio e tv no Brasil.

27 de out. de 2011

CCSP lança edital de concurso ''Programa de Fotografia 2012-2013''

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe até o dia 18 de novembro inscrições para o concurso “Programa de Fotografia 2012-2013”. Serão selecionados 13 fotógrafos que participarão de exposições do Centro Cultural. O programa é realizado com o objetivo de privilegiar o debate sobre a fotografia. Os fotógrafos deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro.

Fontes: Prefeitura.sp.gov , comeraclub.com e sampaonline.com

26 de out. de 2011

Pesquisa do IBGE revela que 60% dos brasileiros estão acima do peso

Projetos para combater a obesidade visam incentivar a população a consumir alimentos saudáveis

Por Larissa Leonardi
Aumento progressivo da obesidade nos brasileiros com 20 anos ou mais
Gráfico: Larissa Leonardi
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia Internacional de Combate à Obesidade. A iniciativa tem como objetivo principal orientar as pessoas a evitarem práticas que ocasionam o excesso de peso, como o sedentarismo, pois a falta de exercícios físicos, associada à má alimentação, pode ajudar no acúmulo de células. A obesidade se desenvolve quando a reserva de gordura aumenta, resultando em sobrepeso.

Avaliar o IMC, Índice de Massa Corporal, é o método mais prático e eficiente de medir os níveis corporais. Para calculá-lo é necessário multiplicar altura e peso, e comparar os resultados com a tabela recomendada pela OMS, Organização Mundial de Saúde. O tamanho das medidas está relacionado ao aumento da ingestão alimentar e a diminuição da prática esportiva, que ajudará a queimar calorias. O gasto energético pode, também, ser associado a fatores hormonais e a características genéticas.

Isa Fenerich recomenda buscar fontes seguras e
 nunca fazer a dieta que o colega fez
Foto: Arquivo Pessoal
Para a enfermeira Isa Fenerich há diversos fatores que podem influenciar. “Isto depende muito mais da sua vontade, se há genética envolvida. Se tem hábitos saudáveis, este fator não vai interferir muito. Precisa ter determinação e obediência quando falamos em obesidade. Precisa abraçar a ideia de mudanças na vida”, ela esclarece.

É possível até modular expressão de genes na vida intrauterina. Por isso a alimentação correta é de extrema importância na gestação. “Quando se tem tendência, é desde criança que ela se desenvolve, ainda mais se essa conviver com indisciplina alimentar. Quando o bebê está se desenvolvendo na barriga da mãe, ela deve ter uma dieta saudável, porque isso irá influenciar na vida adulta”, diz Isa.

Ela explica, também, que procurar um endocrinologista para investigar a hereditariedade e se o corpo está sofrendo alguma alteração no seu funcionamento é uma das melhores práticas. É necessário fazer exames periódicos para monitorar possíveis alterações e seguir uma estratégia de intervenção, sempre indicada por um médico especialista e de confiança.
Bárbara Zamboti: “Preciso emagrecer 5kg”
Foto: Arquivo pessoal

Bárbara Zamboti, 21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, não apresenta sobrepeso, mas quer emagrecer para alcançar a forma física desejada. Apesar de sentir essa necessidade, não procurou orientação médica para poder seguir dietas saudáveis e emagrecer com saúde. “Não procurei o médico, estou tomando chá caseiro”, conta Bárbara. Recorrer a técnicas caseiras e não regulamentadas pelos órgãos de saúde responsáveis, além de, em alguns casos, não ajudar na perda de peso, pode trazer riscos à saúde.

Karina Pimentel, nutricionista, orienta que primeiramente deve existir uma rotina alimentar, comer a cada três horas de intervalo, ter uma boa mastigação, evitar líquidos com as refeições e reduzir o consumo de produtos industrializados são as principais práticas para evitar o excesso de peso.
Ela explica que a alimentação não é a principal causa desse problema. “O estilo de vida, no geral, contribui para isso, o sedentarismo, consumo de álcool e a alimentação desequilibrada também. Há outros fatores, como estresse”.


Karina Pimentel:“Os pais também devem estimular os
 exercícios físicos regularmente”
Foto: Arquivo pessoal

Ela complementa que vale também incluir mais alimentos, como frutas e hortaliças na rotina alimentar, evitar consumo excessivo de produtos industrializados, alimentos com alta carga de açúcar e gordura. Fazer atividade física e respeitar o nosso organismo é imprescindível, porque ele dá sinais quando algo não está funcionando adequadamente.


Aprenda a calcular seu IMC




O cálculo é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Exemplo:
IMC = 54 (peso) ÷ 1,60² (altura)
IMC = 54 ÷ 2,56
IMC = 21

Resultado: 21 - Peso saudável

Obras dos estádios da Copa de 2014 estão atrasadas

Estádio do Corinthians está com as obras atrasadas, mas deve receber abertura da Copa
Foto: Rafael Biazão
Quase todas as doze cidades que foram escolhidas para receber a Copa do Mundo de 2014 estão atrasadas com as construções e reformas de seus estádios. Além dos palcos dos jogos, as sedes estão devendo nos quesitos de setor hoteleiro, transporte público e ampliação e modernização dos aeroportos. O Estado do Rio Grande do Sul é o mais atrasado, seguido pelo Amazonas. Já os Estados mais adiantados nas obras são: Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Fontes: ESPBR, Jangadeiro Online e IG

Número de obesos é maior que de desnutridos, diz grupo humanitário

De acordo com estatísticas da Cruz Vermelha usadas para esclarecer o acesso desigual à comida e divulgadas pelo relatório anual World Disasters Report, 1,5 bilhão de pessoas sofriam com a obesidade no mundo em 2010, enquanto 925 milhões estavam desnutridas, demonstrando que o excesso de nutrição, recentemente, mata mais do que a fome.
Estudo demonstra que 20% da humanidade está acima do peso, enquanto 15% passa fome
Foto: Banco de imagens

Fontes: folha, terra e correiodoestado


25 de out. de 2011

Canoístas brasileiros tentam entrar para o Livro dos Recordes

Depois de remadas em geleiras, a equipe R&A Canoagem investe no Deserto do Atacama, no Chile.

Por João Pontaltti

Expedição Bahia Maratona de Canoagem / Bahia
 Arquivo Pessoal
A equipe R&A Canoagem, da cidade de São Paulo, divulga sua nova aventura internacional. Ainda pelo Chile, os canoístas objetivam remar a 4.600 metros de altitude no Lago Chungará no Deserto do Atacama, e, com esse número obter entrada no Guinness Book (Livro dos Recordes).

A data de embarque para a expedição é 11 de novembro. Os remadores farão um trajeto de aproximadamente 2.200 quilômetros e passarão por mais de 15 cidades, o que resultará em prováveis 4.600 quilômetros rodados em toda a expedição. “A expectativa para a Expedição Deserto do Atacama está muito boa, já que estamos nos preparando para ficarmos 10 dias em expedição com um longo trajeto rodoviário”, diz Alexandre Alves, canoísta da equipe. Além de remar no Lago Chungará, os canoístas remarão também na Laguna Roja, lagoa famosa pela curiosa cor vermelha de suas águas.

Expedição Vale do Ribeira - São Paulo
Por João Pontaltti
A equipe é consciente dos riscos e perigos previstos que poderão surgir ao longo da expedição. “Não sabemos bem a realidade dos lugares que vamos passar e isso nos deixa um pouco apreensivos, mas estaremos entre amigos e parceiros, e tomaremos todos os cuidados para que não tenhamos surpresas desagradáveis”, afirma o colaborador da equipe, Eduardo Alves Júnior.

O último desafio internacional da R&A aconteceu no ano passado, chamado de Expedição Cordilheira dos Andes, também no Chile. Nesta expedição, os canoístas remaram 2.500 metros de altitude em lagos congelados. “Remar no gelo é espetacular. Momento em que a camada fina se rompe, o som emitido é parecido com placas de vidro se espatifando, a ruptura vai se estendendo ao longo do lago e, conforme o caiaque vai ganhando força, o barulho aumenta e a sensação é fantástica”, diz Rodrigo Oliveira, canoísta da R&A.

Expedição Cordilheira dos Andes / Chile
Arquivo Pessoal
A equipe R&A Canoagem surgiu em 2009 com objetivo de reunir amigos para participar e promover, sem fins lucrativos, atividades ligadas à canoagem esportiva e de lazer. Neste período, já foram realizadas competições e expedições em vários Estados brasileiros como: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Vídeo: Expedição Cordilheira dos Andes / Chile

PODCAST - “Tropa de Elite 2” vai receber auxílio do governo para o Oscar 2012

O filme brasileiro “Tropa de Elite 2”, que foi indicado para o Oscar 2012, vai receber auxílio financeiro do Ministério da Cultura para ter mais chances na disputa pelo prêmio de melhor filme estrangeiro. A ajuda será para o lançamento do filme no mercado norte-americano, previsto para novembro de 2011.


Fontes: Ig.com, webcache.com e papodepm.com


PODCAST - Jovens de 20 anos lideram a inadimplência de cheques no 1º semestre

Jovens tem dificuldade de se recuperar financeiramente
Foto: Banco de imagens
Pesquisa feita com 13 mil clientes da base de dados da empresa especializada em verificação de crédito, a TeleCheque, constatou que a inadimplência entre os jovens de até 20 anos é de 16,92%, 13 vezes maior do que entre pessoas com mais de 60 anos, que é de 1,24%. Segundo a diretoria da empresa, as escolas deveriam ter, em sua grande curricular, disciplinas de educação financeira e economia, para que os jovens soubessem como controlar gastos e se planejar.

Fontes: G1, Band.com e Folha

24 de out. de 2011

Velocidade máxima de avenidas da zona leste cai para 60km/h

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reduziu a velocidade máxima em diversas avenidas da zona leste, padronizando-a em 60km/h. A partir deste mês, quando a regulamentação entrou em vigor, os motoristas foram multados mediante o novo limite máximo. Segundo a CET, como alerta sobre a regulamentação da velocidade, foram colocadas 216 placas nas vias. A mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 21 quilômetros da região.

Fontes: G1, R7 e Jovempam

Instalação de circos nas cidades gera debate em Câmara Parlamentar

Deputado Tiririca promete ajudar circos do Brasil
Foto: Banco de imagens

O deputado Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como Tiririca, indicou a realização de audiência na Câmara para tratar da instalação de circos nas cidades brasileiras. Artistas que atuam nos picadeiros alegam que há muita dificuldade para se apresentar em várias regiões. Tiririca também expôs o projeto que coloca Carlos Gomes no “Livro dos Heróis da Pátria”. Seu nome será inscrito no panteão na praça dos Três Poderes, em Brasília, ao lado de Villa Lobos.

Fontes: UOL, Imprensa1 e Tribunahoje

HPV é responsável por câncer na cabeça e pescoço em 30% dos casos

HPV pode causar câncer
Foto: Banco de imagens
Transmitido por meio da relação sexual, o HPV (Vírus do Papiloma Humano) é conhecido por ser o principal causador do câncer no colo do útero. Porém, uma pesquisa feita com pacientes (sendo 70% mulheres com idade entre 40 e 50 anos) constatou que alguns dos casos de HPV também provocaram câncer na cabeça e pescoço, em regiões como língua, céu da boca, faringe, laringe, bochecha e traqueia. O HPV pode ser evitado com o uso da camisinha.

Fontes: g1.com, Uol e primeiraedicao

21 de out. de 2011

PODCAST - Calendário da Copa ganha repercussão internacional

Foi divulgado no dia 20, o calendário oficial da Copa do Mundo. A cerimônia oficial da Fifa, ocorrida em São Paulo, foi iniciada pelo presidente da mesma, Joseph Blatter, e anunciou quais as doze cidades brasileiras que sediarão jogos em 2014. São elas: Manaus, Cuiabá, Natal, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e, por fim, Rio de Janeiro, que sediará o jogo da final, no Maracanã.

Fontes: G1, Estadão e Terra

Exportação de carne bovina brasileira cai 21% em 2011

Apesar da restrição, a Rússia voltou a importar
Foto: Banco de imagens

Segundo a Abiec, entidade das empresas exportadoras de carne bovina, de janeiro a setembro de 2011, o Brasil exportou 21% menos carne bovina do que o mesmo período de 2010. Isso se deve a turbulência nos países árabes, aos aumentos de custos de produção e às restrições de mercados de consumo importantes, como a Rússia e União Europeia. Apesar da queda, os produtores conseguiram manter a arrecadação estável, que atingiu US$ 3,56 bilhões, ante US$ 3,42 bilhões de janeiro a setembro do ano passado.

Fonte: Folha, Estadão e GazetaWeb

Campeonato Sul-Americano conta com atletas brasileiros

A seleção brasileira infantil masculina de vôlei foi convocada para disputar o I Campeonato Sul-Americano da categoria, que ocorre entre os dias 16 e 20 de novembro, no Equador. O técnico PercyOncken convocou 19 atletas para compor a equipe. A apresentação está prevista para o dia 17 de novembro no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ).

Fontes: Olimpíadas Escolares, Globo e ESPBR

20 de out. de 2011

Estudos comprovam que poluição causa queda na expectativa de vida


Poluição aumenta o risco de ataque cardíaco
Foto: Banco de imagens
Pesquisadores britânicos alegam que respirar fumaça expelida por veículos pode levar a um ataque cardíaco. O risco é maior no período de seis horas depois que a pessoa é exposta à fumaça. Após esse tempo, a tendência é diminuir. Isso acontece porque a poluição possivelmente “engrossa” o sangue e aumenta a possibilidade de coágulos. Essa exposição frequente diminui de forma significativa a expectativa de vida.

Fontes: Estadão, BBC e folha


Museu de Arte Contemporânea vai expor obras modernistas

O MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) apresentará, a partir de quinta-feira (6) até o dia 29 de janeiro de 2012, a exposição sobre o Modernismo no Brasil. As obras brasileiras serão expostas juntamente com as internacionais, desde Tarsila do Amaral a Pablo Picasso. O objetivo desta exposição é mostrar ao público que não houve somente um movimento, mas sim vários movimentos modernistas.

Fontes: Folha.com, Epocasãopaulo.com e usp.br

Guia de ônibus é distribuído para passageiros da capital

Com o objetivo de facilitar o deslocamento dos passageiros pela cidade, a SPTrans está distribuindo gratuitamente o “Guia de Mobilidade - São Paulo aos Seus Pés”, que traz tabelas com os principais terminais e corredores de ônibus da capital. A publicação também indica onde os usuários podem encontrar as linhas mais próximas de suas casas, nas quatro regiões da cidade.

Fonte: G1, Destak Jornal e SPTrans

19 de out. de 2011

Fé e solidariedade - Concurso de Foto Jornalismo

Título - Fé e solidariedade

Religiosos fazem trabalho voluntário, realizando cortes de cabelo em moradores de rua na Praça Clóvis, Centro de SP
Foto: Rafael Galindo

Marvel divulga trailer do filme “Os Vingadores”

"The Avengers" - Os Vingadores
Foto: Divulgação
O trailer do filme dirigido por Joss Wrhedon, “The Avengers” (“Os Vingadores”), que será lançado em maio de 2012, bateu recorde de downloads na internet com mais de 10 milhões de vezes só nas primeiras 24 horas. A divulgação do trailer foi feita em 11 de outubro pela Marvel Studios. O filme é uma adaptação da famosa história em quadrinhos da Marvel, cujos personagens são: Capitão América (Chris Evans), Arqueiro (Jeremy Renner), Homem-de-Ferro (Robert Downey Jr), Hulk (Mark Ruffalo), Gavião Nick Fury (Samuel L Jackson), Thor (Chris Hemsworth) e Viúva Negra (Scarlett Johansson).

Fontes: Estadão, Globo, O Jornal da Manhã 



Trailer Oficial



Mec estuda aumento de carga horária para melhor performance de estudantes

Para Haddad, o desempenho do aluno brasileiro será maior se tiver a chance de ficar mais horas exposto ao conhecimento


Por Adriana Nascimento


Fernando Haddad em entrevista coletiva no mês de setembro
Foto: Portal do Mec, Fabiana Carvalho


O ministro da educação, Fernando Haddad, declarou no último mês de setembro em entrevista coletiva que o MEC (Ministério da Educação) estuda ampliar a carga horária nas escolas. Com o objetivo de melhorar a qualidade de educação básica, o órgão analisa qual o melhor formato da ampliação: o aumento de dias letivos de 200 para 220 por ano ou ampliação da jornada diária de quatro para cinco horas.

“Concordo com a proposta do ministro; apesar de não estar sabendo o que seria essa carga horária maior, exatamente. Com mais matérias, com ensino complementar, com alimentação? Ou apenas uma ou duas horas a mais, de aulas dadas da mesma maneira?”, pensa Denise Alves, 49 anos, mãe de Pedro e Iago, 10, estudantes no Centro Educacional Raízes em São Sebastião.

"Concordo com a proposta do ministro, mas há ressalvas", Denise Alves e seus filhos
Foto: Arquivo pessoal

Para Denise, além do aumento da carga horária o currículo escolar deve incluir alimentação completa, horário para estudos, aulas de complementação, música, artes e esportes.

Conforme informações divulgadas no Portal do Mec, as condições de infra-estrutura das escolas e outros programas, como a alimentação, por exemplo, serão também analisadas pelos secretários de cada Estado.

Pós-graduada em psicopedagogia e professora de ensino fundamental I das redes Municipal e Estadual de São Paulo, Juliana Eliete, 27, acredita que, como os profissionais na área de educação acumulam o cargo de professor para ter uma renda mais adequada, com esta ação, muitos seriam prejudicados.

Para a professora, a proposta do ministério deve ser ampliada para outras áreas: “Qualidade e quantidade são conceitos diferentes. Além da consciência da necessidade de melhor formação do professor, revisão de currículo e avaliações, a qualidade está diretamente ligada ao contexto em que se insere o ensino. Neste contexto cabe saber qual perfil socioeconômico e cultural, qual o acesso deste educando a informações como  bibliotecas, internet, cinema, teatro e viagens, além do apoio e estímulo da família”, completa.

PNE: Universalização
do ensino no brasil
Foto: Banco imagens

Em maio deste ano, a comissão de educação do Senado Federal aprovou um projeto que aumenta a carga horária da educação infantil ao ensino médio de 800 para 960 horas anuais.

As ações do Ministério e do Senado têm a ver com a meta do PNE (Plano Nacional da Educação) que prevê que 50% das escolas básicas do país ofereçam o ensino em tempo integral entre 2011 a 2020.








Entrevista: psicopedagoga, Juliana Eliete

Por Adriana Nascimento

Pós-graduada em Psicopedagogia e professora de ensino fundamental I das redes Municipal e Estadual de São Paulo, Juliana concedeu uma entrevista para a AGÊNCIA HIPERTEXTO sobre o estudo do aumento de carga horária nas escolas, conforme anúncio do ministro da educação Fernando Haddad.

"A melhoria na educação não pode estar pautada em medidas paliativas",
diz Juliana
Foto: Banco de dados


Agência Hipertexto: O que você acha do plano do Ministério da Educação em aumentar a carga horária de 200 para 220 dias letivos e/ou de 4 para 5 horas diárias?

Eliete: Não podemos negar a eminente necessidade na mudança da estrutura educacional de nosso país. Muitos aspectos estão sendo levantados, um deles na questão do aumento de carga horária  e dias no ano letivo. No entanto a ampliação destes não garante melhorias na qualidade deste ensino. Em tempos anteriores os alunos frequentavam 180 dias letivos. O aumento para 200 dias não interferiu efetivamente na qualidade de educação.

Agência Hipertexto: Como pedagoga, acredita que o país passa por uma crise séria na educação?

Eliete: Sim. Revisitando a história educacional, principalmente no Brasil nota-se uma grande crise de paradigmas e um enorme abismo entre a teoria e a prática. Fala-se muito sobre a educação na mídia, pesquisas e revistas, mas pouco se concretiza. Sem contar a falta de identidade que a instituição escolar apresenta nos dias de hoje. A escola não é apoiada pelas áreas social, psicológica e assistencial, atua no lugar delas, deixando o processo de ensino-aprendizagem em último plano.

Agência Hipertexto: Acredita que o mal desempenho de algumas escolas no Enem tem ligação com o tempo de aula que esses alunos recebem? 

Eliete: Qualidade e quantidade são conceitos diferentes. Além da consciência da necessidade de melhor formação do professor, revisão de currículo e avaliações a qualidade está diretamente ligada ao contexto em que se insere o ensino. Neste contexto cabe saber qual perfil socioeconômico e cultural, qual o acesso deste educando a informações como  bibliotecas, internet, cinema, teatro e viagens, além do apoio e estímulo da família.

Agência Hipertexto:  O que o ministério da educação poderia fazer para a melhoria geral da educação brasileira?

Eliete: A melhoria na educação não pode estar pautada em medidas paliativas. O caminho para uma educação de qualidade é complexo e profundo. Porém, podemos iniciar com medidas simples como salas de aulas bem equipadas, iluminadas, pintadas e com números de carteiras suficientes para todos com espaço e conforto, com número reduzido de alunos para que o professor possa atender de forma mais individualizada com um deles. Estes ítens, aparentemente banais podem elevar a disposição para o trabalho e para o estudo. Ambientes que estimulam a aprendizagem como brinquedotecas, bibliotecas, laboratórios de informática são essenciais para a qualidade do processo educacional e permitem o acesso a cidadania, ética e dignidade humana.
  
Agência Hipertexto: Qual o impacto que os profissionais da área sofrerão com essa alteração?

Eliete: Falando diretamente com relação aos estudantes eles perderiam maior tempo com a sua família, o que é essencial na formação de valores. Já os profissionais na área de educação acumulam o cargo de professor para ter uma renda mais adequada e com esta ação muitos seriam prejudicados.

Agência Hipertexto: As escolas e os profissionais da área, estão preparados para essa situação?

Eliete: Os profissionais estão realizando formações contínuas e estão preparados sim para este tipo de situação, porém além do que foi citado acima é  notório que as escolas não apresentam o espaço necessário para atender a demanda dos alunos em período integral. As escolas públicas funcionam em sua maioria em dois períodos com classes superlotadas. Não se pode esquecer que a profissão docente é estressante e o maior número de dias letivos aumentaria significamente o número de licenças dos professores.

Governador incentiva financeiramente zona leste de São Paulo

Governo do Estado promete incentivo a empresas da ZL
Foto: Banco de imagens

Geraldo Alckmin anunciou concessão de incentivos para a zona leste, em seminário promovido pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). As empresas que se instalarem próximas ao futuro estádio do Corinthians receberão incentivos fiscais previstos para a região e redução de impostos. Além disso, as empresas receberão até 60% dos valores investidos em títulos, podendo ser utilizados também para pagamentos de impostos municipais.

Fontes: UOL, Diariodocongresso e G1


Bruxelas é sede da reunião sobre Lei Geral da Copa

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, vão se reunir em Bruxelas, na Bélgica, para discutir a Lei Geral da Copa. A expectativa do evento, que conta com a participação do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., é de que Blatter proponha negociações sobre os pontos que ferem os interesses comerciais da FIFA. Para cada período em que ocorre o Mundial, uma nova legislação especial é criada.

Fontes: Terra, UOL e Folha de S.Paulo

18 de out. de 2011

O berço do lixo - Concurso de Foto Jornalismo

Título - O berço do lixo

Um mar de descaso e falta de cidadania afoga em lixo o Ipiranga, bairro mãe de nossa cidade
Foto: Rafaela Pietra

Mantega afirma que Brasil poderá baixar impostos para enfrentar a crise

Redução de impostos é uma sugestão para driblar a crise
Foto: Banco de imagens

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo brasileiro pode combater as consequências da crise, que priorizará a adoção de medidas monetárias, como a redução de juros, mas que não descarta a possibilidade de baixar impostos. Outros instrumentos que poderão ser utilizados são: a redução na taxa de juros e a utilização das reservas em leilões de crédito. Mantega ainda afirmou que o governo pretende implementar as medidas de redução de custos de infraestrutura, de energia e tributário.

Fontes: BBC Brasil, G1e Folha  

Reforma de teatro já dura 5 anos, mas obras ainda não foram iniciadas

Teatro Flávio Império aguarda reforma desde 2006
Foto: Prefeitura SP.gov

O Teatro Municipal Flávio Império, localizado no bairro do Cangaíba, na zona leste da capital, fechou para reforma em 2006; no entanto, as obras ainda não foram iniciadas. Situado na rua Professor Alves Pedroso, o espaço tinha capacidade para 200 pessoas. A Secretaria da Cultura prevê o início da reforma e ampliação para este ano, mas não informa o prazo de entrega. De acordo com o projeto inicial, o teatro terá o dobro da área atual e será interligado a um parque.

Fonte: O Diário de S. Paulo, Portal EncontraSP, Sampa Online


17 de out. de 2011

Em 2012, Ronaldo voltará a jogar no Corinthians, afirma André Sanchez

Presidente do Corinthians acredita na volta do “Fenômeno” aos gramados
Em participação no programa “De Frente Com Gabi”, no SBT, que vai ao ar todas as quartas-feiras e domingos, André Sanchez garantiu que Ronaldo “Fenômeno” voltará a vestir as cores do clube na próxima temporada do Paulistão,ele afirma que Ronaldo estará em condições de jogar em 2012. O presidente alvinegro também citou Adriano imperador na entrevista, comentando sua situação no time.

Fontes: UOL, Viacomercial e Abril





PODCAST - É sancionada a lei que regulamenta ensino de hino e bandeira nacional

A nova lei que torna obrigatório o estudo sobre os símbolos nacionais - o hino, a bandeira, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil – nas escolas públicas e particulares foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. O tema deve fazer parte das disciplinas de história e geografia. O ensino dos símbolos foi acrescentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no artigo que determina que no ensino fundamental o aluno deve ter pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.

Fontes: G1, Terra e UOL 

14 de out. de 2011

Theatro Municipal celebra seu centenário com grandes apresentações

Após período de restauração, espaço cultural recebe o público para comemorações

Por Elizabeth Costa e Fernanda Ricardo

Fachada do edifício evidencia as comemorações do centenário
Foto: Elizabeth Costa

No mês de setembro, o Theatro Municipal de São Paulo, um dos cartões postais da cidade, completa 100 anos e, para celebrar, elaborou uma programação especial que será protagonizada pelo corpo artístico da casa. As comemorações iniciaram-se no dia 12, data do aniversário do teatro, com a apresentação da Ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, montada pela Orquestra Sinfônica Municipal e pelo Coral Lírico. Com direção de Felipe Hirsch, o espetáculo teve seus ingressos esgotados.

O Quarteto de Cordas com a solista e pianista Cristina Ortiz também fizeram parte da celebração. A Orquestra Experimental de Repertório promoveu um concerto com a participação da soprano Rosana Lamosa e do tenor Fernando Portari. No dia 25 de setembro, a Orquestra Sinfônica Municipal prestigiou as comemorações com uma apresentação conduzida por seu regente e também diretor artístico do teatro Abel Rocha. O encerramento das festividades aconteceu no dia 27 de setembro, com a coreografia Paraíso Perdido, do Balé da cidade de São Paulo. A anfitriã do Theatro Municipal, Maria Rosa Sabatelli, comenta que as comemorações foram um sucesso e todos os espetáculos tiveram altos índices de público.

Para festejar seu centenário, o teatro passou por três anos de reforma e obras de restauração que consumiram um total de R$ 27 milhões, recursos provenientes principalmente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da prefeitura. As obras modernizaram salão nobre, revitalizaram a fachada, restauraram assentos e encostos. 


Gabriel Maravalli como Maestro Carlos Gomes para atrair os turistas
Foto: Elizabeth Costa
“Achei maravilhosa a restauração, já que manteve praticamente tudo como era antes. A sensação que dá é que você realmente está no século passado, vivendo aquele momento de época”, afirma Ana Paula Pereira, gaúcha que veio a São Paulo a trabalho e resolveu conhecer o espaço. Os 14.262 vidros que compõem os conjuntos de vitrais foram recuperados, as pinturas decorativas, resgatadas com base em fotos antigas, e o palco foi equipado com os mais modernos mecanismos cênicos.

Concebido pelo arquiteto Ramos de Azevedo e pelos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal foi erguido como um mosaico cultural: a inspiração veio da França, os vitrais, da Alemanha, e o mármore, da Itália. E hoje traz consigo a história e grandes nomes que passaram pelo seu palco, como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Vaslav Nijinsky, Isadora Duncan, além dos ícones da semana de Arte Moderna, como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

O Theatro Municipal de São Paulo passou de departamento da Secretaria Municipal de Cultura a Fundação Pública de direito público em 27 de maio de 2011, o que confere maior agilidade e autonomia à gestão. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Cultura, a transformação do teatro em fundação ajudará em seu melhor gerenciamento, pois desta forma sua administração terá total dedicação ao espaço.

Atualmente, o teatro abriga um corpo artístico composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.

A escadaria do Teatro Municipal dá "boas vindas" à seus visitantes
Foto: Elizabeth Costa

Há também no teatro a promoção da Ação Educativa, que busca ampliar sua atuação junto à população, desenvolvendo atividades ligadas às áreas de expressão do teatro e aspectos relevantes de sua história. Dessa forma, tem como meta atuar no campo da educação patrimonial e da apreciação estética, por meio de visitas monitoradas, encontros temáticos direcionados a educadores e professores e elaboração de materiais pedagógicos. “Trabalho para uma empresa de turismo receptivo e, quando os turistas vêm para cá, apresentamos os ‘ícones’ da cidade. As visitas monitoradas promovidas pelo teatro são sempre bem apreciadas”, comenta Gabriel Maravalli, que trabalha há cinco anos em uma agência de turismo.

O Theatro Municipal de São Paulo preparou um programa educativo diferenciado para celebrar seu centenário. Os roteiros de visitas monitoradas passaram a incluir o Museu do Theatro, onde os participantes conhecem a história da instituição.


Theatro Municipal


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification